sexta-feira, 29 de junho de 2012

Redução de estômago (Matéria por Dr. José Rui Bianchi)

Oi pessoal, hoje achei essa reportagem  na internet e gostei muito resolvi dividir com vocês (pra quem não leu ainda)  vale a pena...

A cirurgia de redução de estômago está ganhando cada vez mais adeptos.
Conhecemos casos em que as pessoas fazem regimes para engordar com o objetivo de atingir o peso necessário para a indicação da cirurgia.
Quero mostrar a realidade de minha experiência em consultório, na qual acompanho várias pessoas, homens e mulheres, de idades variadas, que passados alguns anos após terem sido submetidos à cirurgia de redução de estômago vieram para iniciar um processo de emagrecimento.
O que temos percebido nesses casos é o mesmo que ocorre com as que fazem regimes de emagrecimento com medicamentos. Depois de atingido o objetivo, voltam a engordar.
Em ambos os casos a pessoa come pouco, por não caber no estômago reduzido ou porque o medicamento suprimiu a fome. Só que o apetite ainda existe.
Lembrando os conceitos: fome é a necessidade de se alimentar e ocorre de quatro a cinco horas após a última refeição. Apetite é a vontade de comer e geralmente dirigida a alimentos calóricos. Esta não depende do tempo da última refeição. É a famosa "fome psicológica".
Na pessoa que passa por uma redução de estômago, por ter pouco tecido estomacal, a fome é menor, e a liberação do hormônio grelina (da fome) também é menor. Acontece que nada foi feito para lidar com o apetite e este se traduz na ingestão de leite condensado, mousses, pasta de amendoim, cerveja etc. de forma exagerada. Já soube de cliente que toma cerca de oito garrafas de cerveja por dia ou uma lata de leite condensado.
Explicando, os líquidos e alimentos cremosos têm passagem livre pelo estômago reduzido, não encontram resistência. Daí a possibilidade do exagero.
Vemos então que mesmo num processo cirúrgico em que não depende da vontade da pessoa para emagrecer a longo prazo essa vontade precisa existir. Não adianta ter um estômago pequeno se o apetite é grande.
O apetite depende muito do estado emocional de cada um. Saber lidar com as emoções. Trocar determinados alimentos calóricos por outros menos calóricos. Resolver os problemas emocionais, enfrentar os medos, sejam reais ou imaginários.
Vejo aí a grande importância da equipe interdisciplinar que faz redução de estômago, onde o papel do psicólogo é relevante. Acontece que os operados fogem das consultas de acompanhamento. Afirmo aqui: a cirurgia é apenas o início de um processo.
Por:
Dr. José Rui Bianchi
Médico psiquiatra e Autor do livro "Emagrecer também é Marketing" - DVS Editora


Sobre esta matéria, eu gostei muito porque é bem assim a realidade, eu mesmo  as vezes minha cabeça de gorda fica pensando em coisas engordativas, e o que vou fazer de bom (calórico) pra comer, por enquanto estou me controlando e também mesmo querendo as comidas não cabem no estômago. Mas e depois que meu estômago se acostumar com as comidas, que não doer mais e se eu voltar a sentir aquelas gulas incontroláveis??
Esse é meu maior medo, Deus o livre eu emagrecer e depois voltar a engordar tudo de novo, passar tudo que é trabalho e riscos (cirúrgicos) como eu passei, e outros trabalhos que eu ainda vou passar pra voltar a engordar...
Comentei isso com a nutricionista hoje 29/06 que era dia de consulta, e falei que tava pensando em começar um tratamento psicológico, então ela me deu um encaminhamento pra psicóloga e já vou começar a tratar minha cabecinha desde agora. Vai ser bom assim eu já começo a tratar meus medos e evito futuros problemas.


Mais sobre a consulta com  nutricionista;  por enquanto não mudou nada na dieta, ela sempre fica de mandar um novo cardápio por e-mail, quando chego em casa abro o meu e-mail e já ta lá, mas hoje não. Acho que ela esqueceu de mim rsrsrs.
Ela disse que eu estou indo muito bem, e se eu continuar com esse pensamento e fazer o tratamento com a psicóloga  minha cirurgia vai dar resultados e eu não volto a ser obesa, mais ou menos  essas palavras que ela usou! Meu peso eu só vou postar de mês em mês dia nove de Julho fazem dois meses, então eu me peso novamente tiro mais uma fotinho e faço a comparação.


Beijinhos e tchau!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário